segunda-feira, 22 de março de 2010

Rádio Suécia termina emissões em Onda Curta e Onda Média, passando a emitir exclusivamente na Internet:

Mais uma triste notícia para os entusiastas da Onda Curta: a Rádio Suécia vai terminar os seus programas em MF/Onda Média e HF/ Onda Curta no dia 31 de Outubro de 2010, passando a transmitir apenas pela Internet. O serviço em inglês continuará a ser disponibilizado online, assim como os programas na língua alemã. Os programas em russo também passarão a estar disponíveis na Internet.

Uma situação verdadeiramente triste para a comunidade de ouvintes em Onda Curta (e Onda Média), que ao longo de muitos anos acompanham a emissão da emissora internacional sueca. Infelizmente, as emissoras internacionais tem desistido da Onda Curta, em detrimento de novas tecnologias de transmissão, quando se sabe que as emissões via satélite não estão disponíveis em todo o lado, por razões logísticas e nem todos os ouvintes terão acesso à Internet. Só as tradicionais ondas de rádio são um meio fiável e eficaz de chegar aos ouvintes, quando estes não conseguem ou não podem recorrer a outros meios para ouvir as emissões.

Até Outubro, a Rádio Suécia pode ser ouvida na Onda Curta  e através da frequência 1179 kHz (Sölvesborg 600 kW).

1 comentário:

  1. Infelizmente é mais um exemplo de como o nosso planeta está a mudar, na minha opinião, para pior. As emissoras de SW a desaparecer e protecção civil dos EUA após o Katrina, aconselha as pessoas a ter um receptor de sw, para escutar o quê? Os PLC e até as lâmpadas de baixo consumo produzem interferências em sw o espectro das frequências baixas está a ficar inutilizável. Parece que só os paises subdesenvolvidos vão continuar na onda curta por mais uns anos.

    ResponderEliminar

21.02.2021 Onda Curta: emissão especial da Rádio Öömrang - 15215 kHz

Porque a Onda Curta não serve apenas para as estações que operam todos os dias, importa referir o exemplo duma rádio que emite em OC uma vez...